Agente de seguros, Corretor de seguros ou Mediador de resseguros - Ramos Não Vida (e-learning) | Sabforma
Sabforma, Lda.

Agente de seguros, Corretor de seguros ou Mediador de resseguros - Ramos Não Vida (e-learning)

Preço

400 € Isento de IVA

Duração

92H

Apresentação

A formação de Agente de Seguros é desenvolvida para quem pretende especializar-se no ramo Segurador. Este é um curso homologado pela ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões). Foram selecionados os melhores formadores da área para ministrar os temas que elevarão o seu conhecimento e que farão a diferença na sua carreira.

Destinatários

Ativos empregados

Objetivos

Explicar a Importância da Influência do Seguro no campo Social e Económico;
Reconhecer a legislação aplicável à atividade seguradora em geral (União Europeia) e em particular, a aplicada no nosso País bom como identificar e a entidade que as supervisiona;
Explicar algumas das atribuições dos Seguros de Portugal (ASF);
Identificar os aspetos fundamentais referentes ao exercício da atividade da mediação de seguros em Portugal;
Identificar os elementos pessoais e formais.
ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA ATIVIDADE SEGURADORA EM PORTUGAL
Identificar as instituições portuguesas ligadas à atividade de seguros; Caraterizar as regras de funcionamento destas instituições.
ORDENAMENTO JURÍDICO DE SEGUROS E BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS
Identificar a legislação sobre o contrato de seguros; Identificar as medidas preventivas face ao branqueamento de capitais.
LEGISLAÇÃO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE CONTRATOS DE SEGUROS
Identificar a legislação nacional em vigor na atividade de distribuição de seguros e de resseguros; Caraterizar as condições para o exercício da profissão; Analisar o conjunto de deveres gerais face à prevenção do branqueamento de capitais; Identificar procedimentos para prevenir atividades relacionadas com o financiamento de terrorismo. Enunciar as definições de risco, sinistro e acidente; Analisar os diferentes tipos de contratos de seguros; Distinguir os valores e capitais de seguros/prémios; Analisar as apólices; Identificar as comissões correspondentes aos ramos; Identificar as diversas tarifas; Explicar o modelo de funcionamento da regra proporcional; Identificar e prevenir práticas de comercialização indevida; Identificar as circunstâncias geradoras de conflito de interesses; Distinguir consultoria e venda para comercialização de seguros de vida e não vida.
GESTÃO DA CARTEIRA DE SEGUROS
Identificar com clareza as necessidades dos clientes; Enumerar os procedimentos dos deveres de informação (pré-contratual e pós-contratual); Analisar as condições de informação e os documentos associados aos produtos de seguro; Identificar os princípios gerais da movimentação conta clientes; Distinguir as diferenças entre a conta clientes e as contas patrimoniais; Identificar a natureza das reclamações e quais os procedimentos a adotar.
RAMOS/ MODALIDADES DE SEGUROS
Analisar e identificar os diferentes tipos de seguros; Percecionar as diferenças existentes entre eles; Calcular os prémios em função dos riscos; Lidar com o tratamento de tabelas práticas.
RESSEGURO
Compreender o modo de funcionamento do resseguro; Conhecer os diversos tipos de tratados que existem; Compreender as terminologias mais utilizadas; Compreender as diferenças entre Co-Seguro e Resseguro;
SINISTROS
Compreender o funcionamento dos sinistros tendo em conta os interesses de ambas as partes, tomadores de seguros e empresa de distribuição de seguros; Conhecer os direitos e deveres enquadráveis na legislação em vigor (D.L. 291/2007).
ASPETOS PRÁTICOS
Calcular prémios de seguros com base nas tabelas apresentadas; Realizar simulações; Preenchimento de propostas.
PREPARAÇÃO PARA EXAME
Preparar os formandos para a realização do exame final.
EXAME FINAL
Realizar o exame final com vista a obtenção do certificado de formação profissional.

Programa

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões;
Empresas de Seguros;
Mútuas;
Distribuidor de seguros; Mediadores;
Organizações Profissionais;
Fundos Afetos a Fins Específicos;
Gabinete Português de Carta Verde;
Funcionamento da Indemnização Direta ao Segurado.
  • 1. Decreto-Lei nº72/2008:
  • 2. Lei nº83/2017 e alterações introduzidas pela nova Lei nº58/2020
  • 1. Lei 7/2019 e Norma Regulamentar 6/2019-R
  • 2. Proteção dos consumidores
  • 3. Branqueamento de capitais
  • 4. Financiamento de terrorismo
  • 5. Legislação fiscal, social e laboral
  • 1. O Contrato de Seguros
  • 2. Normas de Ética na comercialização de produtos de seguros
  • 1. Avaliação das necessidades dos clientes
  • 2. Competência financeira
  • 3. Transmissão de carteiras de seguros
  • 4. Tratamento de reclamações
  • 1. Ramos de Acidentes de Trabalho
  • 2. Ramo de Acidentes Pessoais
  • 3. Ramo Doença
  • 4. Ramo Incêndio e Elementos da Natureza
  • 5. Ramo Automóvel
  • 6. Ramo de Responsabilidade Civil
  • 1. O resseguro como salvaguarda da solvência das empresas seguros e da eficácia dos contratos seguros
  • 1. Identificação do sinistro;
  • 2. Prazos de participação;
  • 3. Documentos de participação;
  • 4. Direitos e obrigações do segurado/ pessoa segura/ beneficiário em caso de sinistro
  • 5. Regularização de sinistros
  • 6. Preenchimento da DAAA
  • 7. Indemnização direta ao Segurado – IDS
  • 8. Organismos de regularização arbitral (CIMPAS)
  • 1. Informações pré-contratuais
  • 2. Cálculo de prémios
  • 3. Preenchimento de propostas
  • 4. Preenchimento de questionários médicos
  • 5. Procedimentos necessários para recebimento dos capitais e das rendas
  • 6. Envio de documentos eletrónicos (FF)
  • 7. Uso e preenchimento da Declaração de Danos por Água (DDA)
  • 8. Simulações
  • 1. Exame Final

Formadores

António Fernandes da Silva

António Fernandes da Silva

Lurdes Pereira Coutinho

Lurdes Pereira Coutinho

Rui Sousa

Rui Sousa