Conformação Vida e Não Vida (e-learning) | Sabforma
Sabforma, Lda.

Conformação Vida e Não Vida (e-learning)

Preço

40 € Isento de IVA

Duração

21H

Apresentação

De acordo com a Lei 7/2019 e a Norma Regulamentar 6/2019, para efeitos de manutenção da atividade de distribuição de seguros, todos os profissionais ligados a esta atividade deverão realizar uma conformação (formação adicional) de forma a manterem a sua categoria válida junto da Autoridade para a Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Para efeitos da conformação com as disposições aplicáveis em matéria de qualificação adequada, prevista no artigo 9.º da Lei n.º 7/2019, de 16 de janeiro, os mediadores de seguros ou de resseguros pessoas singulares, os membros dos órgãos de administração responsáveis pela atividade de mediação de seguros ou de resseguros e as pessoas diretamente envolvidas na atividade de mediação de seguros ou de resseguros que exerciam atividade ao abrigo do Decreto-Lei n.º 144/2006, de 31 de julho, devem dispor de comprovativo da formação, por uma entidade formadora certificada pela ASF para o efeito.
A Sabforma é uma entidade formadora certificada para o efeito por parte da ASF.

Destinatários

Mediadores de seguros ou de resseguros pessoas singulares, os membros dos órgãos de administração responsáveis pela atividade de mediação de seguros ou de resseguros e as pessoas diretamente envolvidas na atividade de mediação de seguros ou de resseguros que exerciam atividade ao abrigo do Decreto-Lei n.º 144/2006, de 31 de julho, que apenas exercem atividade profissional no RAMOS VIDA E NÃO VIDA.

Objetivos

Cumprimento da Lei 7/2019 e da Norma Regulamentar 6/2019 para efeitos de conformação de todos os profissionais ligados à atividade de distribuição de seguros do RAMOS VIDA E NÃO VIDA.
MERCADOS DE SEGUROS E MERCADOS FINANCEIROS:
- Caraterizar os mercados segurador e ressegurador;
- Compreender as diferenças entre Cosseguro e Resseguro;
- Compreender o modo de funcionamento do resseguro;
- Identificar os tratados obrigatório e facultativo;
- Compreender o funcionamento dos mercados financeiros relevantes e sua tipologia de produtos.
TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES
- Identificar a natureza das reclamações e quais os procedimentos a adotar;
- Compreender os deveres dos mediadores face à gestão e tratamento de reclamações;
- Identificar o circuito das reclamações: cliente/ operadores de distribuição de seguros/ ASF.
AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES
- Identificar com clareza as necessidades dos clientes;
- Enumerar os procedimentos dos deveres de informação (pré-contratual e pós-contratual);
- Analisar as condições de informação e os documentos associados aos produtos de seguro
NORMAS DE ÉTICA EMPRESARIAL E CONFLITOS DE INTERESSES
- Compreender os deveres gerais do mediador de seguros face às normas de ética e de branqueamento de capitais;
- Identificar e prevenir práticas de comercialização indevida;
- Identificar as circunstâncias geradoras de conflito de interesses.
COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS
- Identificar os modelos de desenvolvimento da atividade de distribuição de seguros
- Identificar os princípios gerais da movimentação conta clientes;
- Distinguir as diferenças entre a conta clientes e as contas patrimoniais;
- Interpretar as regras de transmissão de carteira.
PRODUTOS DE INVESTIMENTO COM BASE EM SEGUROS (PIBS)
- Distinguir as tipologias de produtos de investimento;
- Identificar as vantagens e desvantagens das aplicações em PIBS;
- Enumerar os riscos financeiros assumidos pelos Tomadores de seguros;
- Compreender o funcionamento dos mercados de produtos de poupança.

Programa

  • 1. Mercado Segurador e Ressegurador
  • 2. Mercados Financeiros relevantes:
  • 1. Obrigatoriedade de suporte legal das reclamações (regime físico e eletrónico)
  • 2. Enquadramento das reclamações como direito do consumidor
  • 3. Processamento das reclamações
  • 4. Enquadramento na Lei 7/2019
  • 5. Projeto de Norma Regulamentar nº10/2009 de gestão de reclamações da ASF
  • 1. Conceito de aconselhamento
  • 2. Obrigatoriedade de identificação do perfil do cliente (Conservador; Moderado; Dinâmico e Agressivo)
  • 3. Os perfis de investimento do cliente
  • 4. Obtenção do acordo do cliente
  • 1. Normas de Ética na comercialização de produtos de seguros
  • 1. Competência financeira - Conta Clientes
  • 1. Termos e condições dos Produtos de Investimento
  • 2. Conceito de prémio líquido
  • 3. Benefícios garantidos e não garantidos dos PIBS
  • 4. Vantagens e desvantagens das aplicações em PIBS para os tomadores de seguros
  • 5. Riscos Financeiros assumidos pelos Tomadores de Seguros
  • 6. Apólices associadas ao Ramo Vida e outros Produtos de Poupança
  • 7. Mercados de Produtos de Poupança:

Formadores

António Fernandes da Silva

António Fernandes da Silva

Rui Sousa

Rui Sousa

Outras Informações

Preço

40 € Isento de IVA


Condições:

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