Este curso visa familiarizar o aprendente com a língua francesa, dotando este de uma competência comunicativa básica que lhe permita realizar, de forma preformante, interações simples e quotidianas, na escrita e na oralidade. O contacto com aspetos socioculturais dos povos de expressão francesa constitui também um objetivo de particular importância
Este curso visa familiarizar o aprendente com a língua francesa, dotando este de uma competência comunicativa básica que lhe permita realizar, de forma preformante, interações simples e quotidianas, na escrita e na oralidade. O contacto com aspetos socioculturais dos povos de expressão francesa constitui também um objetivo de particular importância
Será capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a si próprio, à sua família e aos contextos em que está inserido, quando falam de forma clara e pausada; Será capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos; Será capaz de comunicar de forma simples, desde que o interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e que ajude a formular aquilo que gostaria de dizer. Será capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata; Será capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vive e pessoas que conhece; Será capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Será capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
Communication: Se présenter, demander de se présenter; Demander / Donner des informations personnelles; Grammaire: Les adjectifs de nationalité; Les articles définis le, la, l’, les; Les prépositions devant les noms de villes et de pays; L’adjectif interrogatif Quel VERBES: Avoir, s’appeler, être, parler; Vocabulaire: Les loisirs; Les nombres (32 à 69); Les pays et nationalités; L’identité; Les nombres (70 à 100).
Communication: Demander/Dire le lieu d’habitation; Exprimer ses goûts; Présenter sa famille; Parler de sa famille Grammaire: Les articles définis et indéfinis; Les verbes en -er au présent; Les adjectifs possessifs; Le masculin et le féminin des professions; VERBES: Habiter; Vocabulaire: Les lieux; Les loisirs (2) (la musique, le cinéma, le sport); La famille, la situation familiale; Les professions
Communication: Faire des courses alimentaires; Demander/Dire le prix; Donner une appréciation; Poser des questions; Commander au restaurant Grammaire: Le singulier et le pluriel des noms; Les prépositions de lieu (1); La quantité non définie; Les verbes en -ir au présent (1); VERBES: Payer, acheter, faire, manger Vocabulaire: Les commerces, la nourriture : les commerçants, les aliments, les quantités, les moyens de paiement; Les repas : à la maison, au restaurant, les boissons, les plats, les desserts, la vaisselle.