Mentoring de Inteligência e gestão emocional | Sabforma
Sabforma, Lda.

Mentoring de Inteligência e gestão emocional

Preço

0 € Isento de IVA

Duração

7H

Apresentação

O objetivo desta formação é dotar os participantes do conhecimento sobre técnicas de gestão emocional.

Destinatários

Ativos empregados ou desempregados

Objetivos

O objetivo desta formação é dotar os participantes do conhecimento sobre técnicas de gestão emocional.
Os formandos vão poder melhorar a sua capacidade de reconhecer, compreender e gerir tanto as próprias emoções quanto as dos outros, aprimorando relacionamentos interpessoais e o desempenho profissional.

Programa

Sessões práticas de brainstorming orientado e outras técnicas ativas para que a equipa identifique os pontos mais fortes e mais carentes.
Definição em grupo e através dos modelos SWOT, do ambiente interno e externo às equipas que impedem o crescimento e o comportamento necessário aos desafios atuais.
• O que é o stress? (conceito e fisiologia)
• Causas do stress no ambiente de trabalho (exigências de produção, prazos, posturas repetitivas, etc.)
• Efeitos do stress na saúde mental e física
• Identificação dos sinais de stress (emocionais, comportamentais, físicos)
• Técnicas de respiração e relaxamento (ex: respiração profunda, mindfulness)
• Princípios de meditação para aliviar a tensão
• A importância da postura e ergonomia (prevenção de dores e lesões)
• Introdução aos princípios dos 5S e como implementar no posto
• Como lidar com prazos e pressão sem afetar a saúde mental
- Atividade prática: Sessão de respiração guiada e exercício de organização do posto
• Como manter a calma em situações de pressão
•Técnicas para melhorar a comunicação com colegas e superiores
•A importância da empatia no ambiente de trabalho
•Como lidar com conflitos de maneira assertiva
- Atividade prática: Role-playing de situações de conflito no trabalho, praticando a comunicação assertiva.
•O que é inteligência emocional e como desenvolvê-la
•Como reconhecer e lidar com emoções intensas (raiva, frustração, ansiedade)
•Técnicas de autocontrole para evitar reações impulsivas
•A importância do autoconhecimento e da autoreflexão
- Atividade prática: Exercício de autoreflexão e discussão em grupo sobre como cada uma lida com situações emocionais no ambiente de trabalho.
•A importância de pausas regulares durante o trabalho
•Atividades físicas e sua contribuição para o bem-estar (alongamentos, caminhada)
•Como criar uma rotina de autocuidado fora do trabalho (alimentação, sono, lazer)
- Atividade prática: Sessão de alongamento e dicas rápidas para cuidar do corpo durante a jornada de trabalho.

Formadores

JOÃO PEDRO TRINDADE RODRIGUES TAVARES

JOÃO PEDRO TRINDADE RODRIGUES TAVARES

Outras Informações

Habilitações literárias: (requisito obrigatório)

Escolaridade mínima: 6º ano (concluído)

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